sexta-feira, 15 de março de 2013

Curiosidade do Dia: Chivito


Foto dewww.univision.com

O chivito é um prato típico do Uruguai, que lembra um "sanduba", porém mais incrementado.


 Criado em Punta del Este pelo Uruguaio Antonio Carbonaro, o Chivito foi inventado por acaso devido ao pedido de uma cliente. Abaixo a historia da criação deste delicioso lanche, que foi tirada do site www.lanacion.com.ar.




"Fue una noche complicada; habíamos sufrido un apagón. Cayó una clienta, creo que del norte argentino o chilena, que pidió carne de chivito porque antes de llegar a Punta del Este había pasado por Córdoba, donde la había probado y le había gustado mucho. Como no teníamos le preparamos un pan tostado con manteca, le agregamos una feta de jamón y un churrasquito jugoso. La mujer quedó encantada. Por suerte, salimos del apuro y, sin querer, inventamos el chivito.
El sandwich se hizo famoso con ese nombre (que no está registrado como marca) y otros lugares le añadieron variantes: "El chivito canadiense", "el chivito al plato", con papas fritas..."

O criador do chivito Antonio Carbonaro é o segundo da esquerda para direita.  Fonte:http://www.lanacion.com.ar


O chivito se popularizo e hoje é encontrado não só no Uruguai, mas também em outros lugares que oferecem um pouco da gastronomia vizinha. 

Foto de Bárbara Peruchena - Chivito da Pizzaria Las mil y Unas



Ele pode ser servido de duas maneiras...

A primeira maneira é servida de forma tradicional, no pão de hambúrguer com bife ( de carne e bem fininho), presunto, alface, tomate, queijo mussarela, bacon em tiras, ovos (tradicionalmente com ovo cozido, mas..) e maionese. Tem ainda alguns locais que colocam pimentão em conserva, azeitonas ...

Foto de www.raphanomundo.com

A outra maneira de fazer se chama chivito "al plato", como já diz o nome ele é servido em um prato, sem o pão, apenas o demais ingredientes (nessa versão o ovo vem frito) e acompanhado de "papas fritas". (sinceramente acho bem sem graça comer um chivito "al plato", perde toda a essência)

Foto de lasrecetasdeabu.blogspot.com


O interessante é que agrada a todos (a mistura de sabores é algo incrível), quem gosta de lanches rápidos vai se deliciar comendo um chivito da maneira tradicional, quem não é muito fã aproveita a versão "al plato". O que não pode acontecer é vir em Rivera ou qualquer outra cidade do Uruguai e não comer um CHIVITO.

Outra coisa, é interessante comer do lado Uruguai mesmo, não que eu tenha preconceito mas parece que é muito mais saboroso, viscoso, delicioso o que eles fazem he he he.  Se vier a fronteira e for fazer um lanche Santana, então peça um xis ou outra coisa.


Há lugares em que o chivito tem um tamanho bem genero e vem partido ao meio, em outros eles servem um tamanho nem tão generoso assim. Assim como o tamanho o valor também varia, mas fica na média de 120 pesos uruguaios (12 reias)

fonte http://victortrotamundo.wordpress.com

Foto de www.betweenthebreadblog.com

Li essa dica em um blog e achei interessante copiar ela aqui para vocês.

"O chivito exige uma certa técnica de quem o come devido à sua altura e à quantidade de recheio. Por isso, se não quiser se complicar, coma com garfo e faca. Mas se quiser comer como um autêntico uruguaio, use as mãos e seja mais feliz. Afinal, a bagunça faz parte da brincadeira."
fonte: http://baixagastronomiapornenel.blogspot.com.br/


Bom apetite!

Um comentário: