terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Parque Internacional - Parte 1

Parque Internacional ou Praça Internacional

Parte 1

Nada mais justo que relatar um pouco sobre esse local no dia em que completa 70 anos de existência.


Imagem reprodução internet


Situado na divisa do Brasil com o Uruguai, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera (nossa FRONTEIRA DA PAZ, tchê), o Parque ou Praça internacional é considerada uma área neutra, que pertence aos dois países. 
Por isso diz-se que é um caso único na mundo.


Foto de Bárbara Peruchena


Também é considerado o símbolo de integração entre essas duas cidades/ países, é um dos pontos turísticos mais visitados da nossa Fronteira da Paz. Durante o ano acontecem diversos eventos, tanto Brasileiros como Uruguaios no parque.Não há quem venha aqui nos visitar e não tire a típica foto em frente ao Marco que simboliza a divisa entre as duas cidades, onde os visitantes colocam um pé no BR e um pé no UY.

Imagem reprodução internet

Um pouco sobre a história do Parque/ Praça e sobre a divisão da fronteira.



Há um livro (A História da Praça Internacional) do Nelson Ferreira,  que fala sobre a demarcação da linha da fronteira. O divisor de águas é definido como “uma linha teórica de menor caimento, que limita as terras drenadas por uma bacia fluvial de outra bacia fluvial”. Uma explicação mais fácil é a de que esse divisor de águas é estabelecido pela própria natureza. Quando a água da chuva, ao cair, corre uma parte para cada lado, determina a linha por onde deve passar a fronteira. 
Porém, atingir os subúrbios de Sant’Ana do Livramento e Rivera, a Comissão Demarcadora integrada por elementos de ambos países, verificou que não mais poderia manter a sinalização da fronteira pelo divisor de águas, conforme vinha sendo feito. A partir do chamado “Cerro do Caqueiro”, a linha demarcadora invadiria casas, cortaria terrenos e causaria outros problemas de natureza grave para as duas comunidades xifópagas, uma vez que as construções brasileiras e uruguaias se haviam aproximado demasiadamente. Dessa maneira, um trecho de aproximadamente quatro quilômetros ficou pendente para uma próxima definição.

Finalmente, esse problema ficou definitivamente resolvido em 1923, ocasião em que foi sugerida a construção de um “Parque Internacional” na área existente entre Sant’Ana do Livramento e Rivera, considerada “terra de ninguém”. A inauguração dessa praça que nasceu para dividir a terra e para irmanar santanenses e riverenses, brasileiros e uruguaios teve lugar no dia 26 de fevereiro de 1943.


Fonte: me perdoem mas perdi a fonte  eram um site com muitas informações interessantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário