quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rotas e Roteiros

Rota do pampa gaúcho



O Pampa estende-se por boa parte do Rio Grande do Sul, seguindo pela Argentina e pelo Uruguai, e em suas belas pradarias encontra-se um bioma único, com animais e plantas não encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

Suas expressões socioculturais populares também são bastante particulares: as arquiteturas paisagísticas e urbanas, as antigas estâncias, as charqueadas, os haras e as formidáveis belezas naturais compõem o retrato vivo das diversas fases da história sul-riograndense, em meio às criações de gados, ovelhas e cavalos, possibilitando a vivência das lides campeiras.

A rota turística do pampa gaúcho proporciona todas essas experiências, levando-nos a uma viagem no tempo  com cenários de uma das maiores regiões de campo do mundo, com suas histórias e paisagens lindas. Há fazendas que estão gravadas com marcas dos ideais farroupilhas, há cenário de lutas históricas e libertárias. A distância do horizonte se encarrega de aproximar homens e mulheres nas rodas de chimarrão e no sabor do churrasco.
São 10 municípios que compõem a rota oferecem aos seus visitantes a oportunidade de vivenciar a mais genuína forma de "ser gaúcho". São eles: Bagé, Aceguá, Alegrete, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.
Imagem de reprodução internet

Imagem de reprodução internet
Imagem de reprodução internet

Imagem de reprodução internet


Aqui, na nossa Santana do Livramento, os pontos turísticos são: 



    Imagem de reprodução internet
  • Casa de José Hernandez
    "Localiza-se na esquina da rua Rivadávia Correa com a Rua Uruguai, atualmente no local funciona uma loja. Essas placas na parede são placas recordatórias e de homenagem. "


Imagem de reprodução internet




Imagem da casa antigamente.










  • Casa do Poeta Santanense;
  • Sarau poético musical, informações pelo fone: (55) 3243-1370.

  • Cerro de Palomas;
Imagem de reprodução internet
"É o cartão postal da cidade, fica logo quem vem chegando ou saindo de Santana do Livramento."












  • Clube Campestre;
Imagem de reprodução internet
"Era chamado de Armour Golfe Clube, depois de um tempo que veio se chamar clube Campestre de Livramento.Foi neste clube que fizeram o primeiro campo de golfe do Brasil, foi construído em 1917 por ingleses, foi na época em que o frigorifico Armour se instalava na cidade. O clube possui também quadras de de tênis, futebol de campo, basquete, vôlei e padel, piscinas e salão de baile. "







     
  • Fazenda Santa Tereza;

  • Gare da Viação Férrea;
Imagem de reprodução internet


"Localiza-se na Rua Tenente Benévolo, esquina Rua Juvêncio Lemos."












  • Ibirapuitã;
  • BR 293 - A 10 km da sede - Zona de preservação ecológica. 

  • Museu de Arte Urcamp / Aspes
Acervo de arte predominantemente brasileiro, que pertenceu a Maluh de Ouro Preto, doado em 1978 à ASPES. A Coleção é formada por 150 unidades, entre quadros, esculturas, cerâmica, vasos e assemblage. Constam ainda objetos como condecorações, comendas, jogo de chá, coberta de mesa, fotos e porta-retratos. Na pinacoteca há, entre outras, obras de Rodolfo Amoendo, Castagnetto, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Lasar Segall, Portinari, Djanira e Tarsila do Amaral. Foram usadas técnicas como: óleo, técnica mista, acrílico, gravura, desenho, água-forte, têmpera, aquarela, serigrafia, xilogravura e guache. Universidade da Região da Campanha - Campus de Sant'Ana do Livramento. Endereço: Rua Daltro Filho, 2557
Fones: (55) 3243-1080 /1093


  • Museu Folha Popular;
  • Endereço: Rua Irmão Lino de Azevedo, s/nº - Fone: (55) 3242-1383 

  • Parque Internacional;
Imagem de reprodução internet
Localizado bem na divisa das duas cidades (Santana do Livramento - BR e Rivera - UR), é símbolo de integração entre as duas cidades, inaugurado em 26 de fevereiro de 1943 com símbolos maçônicos. No Parque, seguindo-se a linha imaginária da divisa, encontra-se a poucos metros a Fonte Luminosa com suas águas coloridas, ponto de atração de todos que visitam esta fronteira pela sua beleza e singularidade. Também encontra-se o Monumento às Mães, numa expressiva e tocante homenagem às Mães do mundo. O obelisco internacional, símbolo da união das duas pátrias, possui os escudos do Brasil e do Uruguai e é ladeado pelas bandeiras das duas pátrias sinalizando a boa convivência. No Obelisco temos o relógio que marca as horas de ambos os países.

  • Parque Municipal Lago do Batuva;

Surgiu como um projeto turístico de um balneário, uma vez que inexiste rios e praias próximos da cidade. Conta com uma área de 220há.  A formação de uma extensa lâmina d'água permite o uso do Batuva como balneário e área de esporte.
Possui em sua extensão uma passarela, quadra de vôlei e futebol de areia, a imagem da Santa Iemanjá. É um belo local para tomar um mate no final de semana com os amigos.







  • Piscina Santa Rita;

  • Praça General Osório;

    "Principal praça da cidade, possuí árvores com mais de um século de existência e também a beleza das esculturas e jardinagem. Na praça General Osório está a palmeira plantada por Dom Pedro I, quando esteve no Brasil, hoje considerada patrimônio histórico cultural."







  • Turismo Campeiro ou Turismo Rural (já fizemos um post sobre o turismo rural da cidade aqui)



Fonte: SETUR - Secretaria de Estado do Turismo do RS


Esperamos seu comentário e sugestões.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário