sexta-feira, 22 de junho de 2012

Curiosidade do Dia



A curiosidade do dia de hoje é para os que curtem futebol e também para os que querem saber mais sobre Santana do Livramento.
 




Você sabia que o Esporte Clube 14 de Julho foi o terceiro clube de futebol a ser criado no Brasil??


Pois é, são 110 anos de atividades voltadas ao futebol. Ele vem atrás do S.C. Rio Grande que é o mais velho em atividade ( 19 de Julho de 1900) , e em segundo vem o Ponte Preta ( 11 de agosto de 1900).

O Esporte Clube 14 de julho foi criado no dia 14 de julho de 1902, e foi idealizado em primeiro momento para jogar contra times de Rivera. Ganhou o apelido de Leão da Fronteira pelos hermanos do Peñarol, que ao final de um jogo amistoso afirmaram ter jogado contra uma equipe de leões desta fronteira.

Fonte:http://blogdo14dejulho.blogspot.com/


Em 1909, o 14 de Julho participou de um torneio em Rivera, juntamente com com três equipes do Uruguai, acabou por ser o campeão da competição. Surge ai mais uma curiosidade, pois o Leão da Fronteira foi também a primeira equipe brasileira a ganhar um torneio internacional.

Foi um dos fundadores da Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD) em 1918, e no ano seguinte participou da criação da Liga de Foot-Ball Livramentense.
                                                       Fonte:http://blogdo14dejulho.blogspot.com/

Outra curiosidade é que o 14 de Julho foi o  Primeiro Clube Rubro Negro da América do Sul, também foi o Primeiro Clube Gaúcho a ceder jogador a seleção brasileira (Cipriano Nunes Silveira " o castelhano").


Para finalizar, os títulos profissionais que o clube possui:

- 40 títulos municipais, Vice Campeão do Interior do Estado em l949, Campeão Regional em l952, Bi Campeão da Fronteira Oeste em l960 e l961, Primeiro Campeão Internacional do Brasil em l909 e 1912 - Copa La France -Rivera / Uruguai, Copa Smith 1918 e 1920, Bi Campeão Internacional da Fronteira em 1940 e l941 - Taça Grooper e Campeão da Segunda Divisão do RS 1979.

Fonte: http://www.14dejulho.com

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Em breve faremos um post sobre o Grêmio Santanense ;)

      Obrigada pela sugestão

      Excluir
  2. Meu tio tinha muitas coisas que ele publicava no jornal sobre o Grêmio Santanense...

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana, se você tiver algo interessante e quiser colaborar com o blog envie para o e-mail barbaracperuchena@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir