terça-feira, 19 de junho de 2012

Conhecendo Sant'Ana do Livramento


Localização

Fazendo parte da Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Livramento dista 498 km de Porto Alegre, 250 km de Santa Maria e 380 de Rio Grande e a 483 km de Montevidéu, capital uruguaia, 634 de Buenos Aires, capital argentina e 2.434 de Brasília, capital nacional.
Localiza-se a uma latitude de 30º53'27" sul e a uma longitude de 55º31'58" oeste, estando a uma altitude de 208 metros.
Esse Município tem cerca de 100 quilômetros de faixa de fronteira seca – denomina-se fronteira seca por possuir uma linha limítrofe imaginária que une as duas cidades – com o município de Rivera no Uruguai. É conhecida como “Fronteira da Paz” devido a uma cultura de integração surgida da convivência internacional pacífica. 

Fonte: http://pt.wikipedia.org



Breve histórico

Essa cidade teve seu inicio no dia 30 de julho de 1823, quando o Marquês de Alegrete fez uma doação de sesmarias, que serviram para a construção de uma capela. Os cerca de 250 moradores dessa localidade escolheram para padroeira da capela a “Nossa Senhora do Livramento”, dai vem a origem do nome da cidade. Porém, Santana do Livramento só foi elevada a categoria de cidade em 1857, quando se emancipou de Alegrete.
Livramento como é conhecida, além de ser um dos municípios de maior extensão territorial do estado, também é considerado um dos mais antigos e históricos.

Praça General Flores da Cunha
Fonte:http://santana-do-livramento.blogspot.com.br



Economia

Sua economia baseia-se no comércio, na agricultura, arroz e soja, na pecuária, bovina e ovina, com produção de carne para os principais frigoríficos do estado, e mais recentemente vem ampliando a produção frutífera com destaque para a vitivinicultura.
Situada sobre o famoso "paralelo 31", possui terras e clima propícios para a produção de frutas, principalmente uvas. Daí o destaque na produção de vinhos no distrito de Palomas.


          O Turismo

           Dentre os atrativos que o Município apresenta, destacamos alguns para vocês:

Ainda na estrada, é possível vislumbrar um dos principais cartões postais do município - o Cerro de Palomas (A 20 km da cidade, entrando pela BR 158). Próximo dali situam-se três importantes vinícolas: Cordilheira de Sant'Ana, Almadén e Santa Colina





 Logo na entrada da cidade está o Parque Municipal do Lago do Batuva (na Vila Planalto), onde há um lago artificial que oferece sombras majestosas em uma grande área verde e com uma praça de recreação. 

Fonte:centraldafronteira.com



Mais ao centro do município encontra-se a Estação Férrea, construída em 1906 e que, embora desativada, ainda recebe visitantes que buscam conhecer o prédio histórico por onde passou até mesmo o presidente americano Franklin Roosevelt.

Fonte:mimichaudon.blogspot.com



Ainda no centro da cidade situa-se o Parque Internacional, símbolo de integração das cidades de Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. As duas cidades são conhecidas como Fronteira da Paz ou La Mas Hermana de Todas Las Fronteras del Mundo. 







A cidade vizinha de Rivera oferece aos turistas freeshops e boas "parrilladas" na Rua Sarandi (avenida principal). 

Fonte:http://www.safari.blog.br


Mais afastada da cidade (BR 293 - a 10 km da sede) encontra-se uma zona de preservação ecológica - Parque Ibirapuitã.

            A região também oferece aos visitantes Turismo Rural com passeios e roteiros temáticos por estâncias, museus e charqueadas. O Pampa Gaúcho, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha.

Fonte:estanciagloriaturismorural.com.br


Parque Eólico





Turismo, lazer, entretenimento, negócios, compras, aventura e muito mais, esperam por você! Venha conferir ;)

Aguardamos seu comentário ou sugestão.



NÃO DEIXE DE CURTI NOSSA PAGINA NO FACEBOOK AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário